MALPIGHIACEAE

Heteropterys admirabilis Amorim

Como citar:

Diogo Marcilio Judice; Tainan Messina. 2012. Heteropterys admirabilis (MALPIGHIACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

EN

EOO:

1.516,529 Km2

AOO:

44,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Heteropterys admirabilis é uma espécie endêmica do Estado do Espírito Santo (Amorim, 2010).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Diogo Marcilio Judice
Revisor: Tainan Messina
Critério: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)
Categoria: EN
Justificativa:

<i>Heteropterys admirabilis</i> é endêmica do Estado do Espírito Santo e tem restrita EOO (1.304,18 km²). A espécie ocorre em floresta primária e secundária avançada, entre 600 e 900 m de altitude. Vem sendo coletada nos últimos anos até mesmo em unidade de conservação (SNUC). No entanto, apenas 11% das áreas originais de Mata Atlântica do Estado ainda existem e o município de Santa Teresa apresenta cerca de 20% de remanescentes do bioma. Estima-se que as taxas de desmatamento continuam ascendentes e, portanto, a EOO, a AOO e a qualidade do hábitat da espécie encontram-se em declínio contínuo. Foi categorizada como "Em perigo" (EN).

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Heteropterys admirabilis é próxima a H. patens no formato das folhas e na pigmentação vermelha das flores, mas se diferem em outras características florais. Heteropterys admirabilis possui inflorescência com ramos acessórios e com pedicelo distintamente menor, pétalas espessadas no centro e não carinada, e pétala posterior triangular, enquanto H. patens possui inflorescência com nenhum ou muito reduzidos ramos acessórios, pedicelo longo, pétalas laterais levemente carinadas dorsalmente, e pétalas posteriore suborbiculares. Entretanto, a diferença mais notável são as anteras que possuem o conectivo alargado distalmente como deslocado lateralmente e ás vezes alongado o sufuciente para exceder os lóculos. Neste aspecto H. admirabilis, difere de todas as outras espécies. Recebe este epíteto devido aos seus admiráveis aspectos das flores, os quais são diferentes em tamanho e formato quando comparados com flores de outras espécies (Amorim, 2003).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Não há dados populacionais para a espécie.

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica (Amorim, 2010).
Fitofisionomia: Distribui-se em Floresta Atlântica costeira, entre 600-900 m de altitude no Espírito Santo. Desenvolve-se em floresta primária e secundária avançada, geralmente próxima a rios. Pode ser encontrada no dossel ou abaixo de dossel em áreas sombreadas (Amorim, 2003).
Detalhes: Heteropterys admirabilis é uma liana de 5-20 m de alt., folhas opostas membranáceas, ovadas a elípticas, frequentemente assimétricas. Inflorescência paniculada, flores amarelo-pálido recobertas por vermelho principalmente próximo à base. Frutos sâmaras marrons quando maduras. Distribui-se em Floresta Atlântica costeira, entre 600-900 m de altitude no Espírito Santo. Desenvolve-se em floresta primária e secundária avançada, geralmente próxima a rios. Pode ser encontrada no dossel ou abaixo de dossel em áreas sombreadas (Amorim, 2003).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
"Em perigo" (EN), segundo a Lista de Espécies Ameaçadas do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).
Ação Situação
1.2.1.2 National level
"Deficientes de Dados" (DD), segundo a Lista de espécies ameaçadas do Brasil (MMA, 2008).